# Coisas de Amigas # Conscientização

Na vez: Novembro Azul



No mês de novembro é a vez de levantar a bandeira da prevenção do câncer de próstata. Para alguns homens é um assunto delicado, outros já tratam com uma certa naturalidade, talvez porque entendam a importância que tem ser bem informado e se prevenir.

Se você tem um homem na sua vida, seja esposo, irmão, pai, parente ou amigo, converse com ele sobre o assunto, mostre pra ele que cuidando de si ele também está cuidando de você!

Preparamos algumas informações preventivas pra te deixar mais por dentro do assunto, espero que ajude!

O câncer de próstata é o tumor mais frequente no homem, atrás apenas dos tumores de pele. É o sexto tipo mais comum no mundo, segundo o Instituto Nacional do Câncer. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil casos sejam diagnosticados no Brasil. 

  • Na fase inicial a doença pode ser silenciosa, desta forma realizar exames preventivos são fundamentais;

  • Recomenda-se que homens a partir dos 50 anos consultem anualmente um médico urologista;

  • Para homens com histórico familiar de câncer de próstata ou de raça negra ou obesos devem buscar acompanhamento a partir dos 45 anos;

  • Os exames preventivos consistem na dosagem do PSA (exame de sangue) e exame de toque retal, que são complementares e podem sinalizar a presença do câncer. Exames complementares podem ser solicitados para um diagnóstico mais preciso;

  • O estilo de vida e alimentação desregrada também podem contribuir para a manifestação da doença;

  • Quando diagnosticado precocemente, a chance de cura é de aproximadamente 90% dos casos.
A prevenção é uma ferramente muito importante nesta caminhada, Descobrir o câncer de próstata em fase inicial pode ser decisivo para o sucesso do tratamento. 




No próximo post a gente fala mais... ;)


Um comentário:

  1. Amei a matéria!!! Muito interessante e de utilidade pública. Parabéns!

    ResponderExcluir

Sigam-me @fabianesabreu